Alimentação

Poucas pessoas dão atenção ao que comem. Alimentam-se depressa e sem muito cuidado. O que nós comemos é muito importante para o equilíbrio energético do nosso ser. Uma alimentação moderada e cuidada pode fazer-nos sentir mais leves e facilitar o despertar espiritual.

Evite comer carne. Se possível, elimine completamente a carne da sua dieta. Prefira legumes, peixe, marisco.

Evite as gorduras. Se beber leite, prefira o leite magro. Se comer queijo, prefira o queijo magro, ou o requeijão. Evite comer gemas (pode comer as claras). A única gordura saudável é o azeite. Se quiser comer alimentos fritos, frite-os em azeite. Evite os bolos, prefira frutos secos (nozes, amêndoas, tâmaras, figos secos, ameixas secas).

Evite as bebidas açucaradas ou gasosas. Prefira água ou chá sem açucar. Deve beber líquidos em quantidade suficiente (um litro e meio por dia). Três grandes chavenas de chá ao pequeno almoço representam um óptimo começo.

Coma bem de manhã, ao pequeno almoço: chá ou leite, pão, doce de fruta ou mel, algum queijo. Coma moderadamente ao almoço e pouco à noite. Não se esqueça de lanchar: uma pequena sanduíche, uma fruta, um iogurte. Tente comer qualquer coisa antes de ficar com muita fome: mais vale comer várias vezes ao dia, pouca quantidade de cada vez. No início pode custar um bocadinho habituar-se a esta distribuição dos alimentos ao longo do dia, mas depois de se habituar vai passar a gostar, vai sentir-se melhor.

Estes conselhos são muito difíceis de aplicar para quem come habitualmente em restaurantes, cantinas ou bares. Experimente cozinhar a sua comida e levar consigo para o emprego. Vai ver que não é um tão grande esforço, vai poupar dinheiro e vai sentir-se melhor. Cozinhar aquilo que comemos tem algo de mágico. É que, se o cozinheiro estiver mal disposto ou tiver pensamentos negativos ou emoções pesadas, essa negatividade passa para a comida e nós ficamos com ela sem nos apercebermos.

As alterações nos seus hábitos devem ser sempre graduais e devem apontar para o longo prazo. Não violente o seu corpo com dietas radicais, trate-o com carinho. Não veja isto como uma guerra contra os defeitos do seu corpo, mas sim como um presente que você faz a si próprio(a).

A maneira de comer tem também importância. Muitas pessoas comem sem prestar nenhuma atenção ao que comem, por vezes vendo televisão ao mesmo tempo. Deste modo, não se apercebem quando o corpo fica saciado e continuam a comer, por mera inêrcia, exagerando assim na quantidade de comida que ingerem. Convém termos atenção ao nosso corpo, às sensações fisiológicas, aos sinais que o corpo nos envia, e respeitar esses sinais.

No comments:

Post a Comment